A
SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER EM CONHECIMENTO.
SÍNTESE.
, Por um lado, há
cada vez mais pessoas com diferentes dificuldades para aprender
aquilo que a sociedade exige delas, o que em termos educacionais,
costuma ser interpretado com um crescente fracasso escolar.
, Quem nunca se depara
com estatísticas preocupantes sobre os baixos, índices de leitura e
aprendizagem dos alunos? Contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso
escolar cresce assus-
tadoramente.
, Nunca houve tantas
pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa
sociedade
atual.
, Graças a essas
novas tecnologia da informação a escola em nossa sociedade, já não
é primeira fonte de conhecimento para para os alunos e ás vezes,
nem mesmo a principal, em muitos âmbitos.
, Ou como diz Morin “
conhecer pensar não significa chegar a verdade absolutamente certa,
mais
sim dialogar como a
incerteza.”
, Uma das metas
essenciais da educação. Para poder atender as exigências dessa
nova sociedade da
aprendizagem.
, Enquanto a impressa
tornou possível novas leis, ás quais, sem dúvida, mudaram a
cultura da aprendizagem, as tecnologias de informação estão
criando novas formas de distribuir socialmente o
conhecimento, que estão
apenas começando vislumbrar, mais que seguramente tornam necessária
novas formas de
alfabetização.
, Umas das metas
essenciais da educação para poder ás exigências dessa nova
sociedade da aprendizagem, seria portanto, fomentar nos alunos
capacidade de gestão do conhecimento.
Ou se preferirmos, de
gestão metacognitiva, já que para além da aquisição de
conhecimento pontuais concretos, esse é o único meio de ajuda-los
a enfrentar as tarefas e os desafios que o guardam na sociedade do
conhecimento.
, Todavia, mudar as
formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de
ensinar dos
seus professores.
, O sistema educacional
não pode formar especificamente para cada uma necessidades: porém,
pode formar os futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais
flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de
aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar
novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário